6 motivos para mudar ou atualizar sua marca

Pense em rebranding como um novo corte de cabelo. Ele pode ser revigorante e também o impulso que faltava para seu negócio. Mas como saber se sua marca precisa de uma mudança ou atualização?

6 motivos para mudar ou atualizar sua marca

Sou designer e devo alertar que não devemos brincar com a identidade de marca do nosso negócio. Pois como eu disse no post anterior sobre como criar uma marca de sucesso, é preciso entregar uma experiência consistente ao nosso público, que gere confiança e credibilidade.

Você tem que se certificar de que não está mudando tudo porque se sente inseguro diante da concorrência ou está influenciado pelos modismos do momento. O que seria errado.

Mas há momentos que uma mudança ou atualização é válida e legítima. Veja quais são:

  • O nome do seu negócio mudou é o motivo mais óbvio para uma mudança.
  • Você nunca teve um design de qualidade e talvez essa seja a hora de investir.
  • Você reconheceu que sua marca atual não agrada seu público.
  • Seu negócio passou por mudanças radicais que resultaram num novo modelo de negócio ou direção para sua marca.
  • Você não se sente confiante porque sua marca não tem um conceito bem definido.
  • Você perdeu o foco e sua marca é uma miscelânea dos seus concorrentes. E isso mostra que não há uma estratégia por trás do seu negócio, exceto a de atirar por todos os lados.

P.S.: se você se encontra em uma ou mais dessas situações, vamos conversar! Eu gostaria muito de ouvir o seu lado.

A solução

Existem situações em que somente um rebranding completo pode salvar o negócio. Em outras, um simples detox é suficiente.

Uma mudança completa significa uma nova mensagem para seu negócio, com identidade visual, peças de marketing e site recomeçados do zero.

O branding detox é o ajuste da sua identidade atual por meio de modificações sutis que resultarão num novo olhar sobre sua marca.

O 2 GENTS passou por um rebranding recentemente porque eu reconheci que minha identidade visual não se conectava com o novo cliente ideal que acabava de definir e que meu site não se comunicava direito com ele. E fazer o rebranding da sua própria marca não é uma coisa muito fácil de se fazer. Você pode ver o antes e depois abaixo.

Antes e depois do 2 GENTS

As mudanças visuais foram profundas, mas a essência permaneceu a mesma. As antigas cores deram espaço aos tons de cobre, areia e ao azul tinteiro que refletem o espírito autenticamente quente e apaixonado.

Em ambos há presença de tons neutros, design minimalista e o uso de algumas cores pop. Mas a grande diferença se deu nos pequenos traçados que agora revela a qualidade do nosso trabalho.

Minha última dica: antes de se aventurar num rebranding, verifique se a mudança é realmente necessária e procure por um profissional.

Compartilhe!

Comentários

Receba nossa newsletter

Junte-se a nós para receber semanalmente nossas dicas e artigos exclusivos que ajudarão a impulsionar seu negócio.