Definindo a imagem que sua marca quer passar

Vamos definir exatamente como sua marca quer ser vista ou percebida no primeiro contato com o cliente?

Aqui está sua chance de seguir sua intuição. Que impressão você quer criar? Como você quer que seus clientes vejam seu negócio? Não pense muito para responder essas perguntas. Deixe seus instintos guiarem você.

Comece criando uma lista com 10 palavras que descrevem como você gostaria que sua marca fosse percebida.

Agora, selecione as 3 mais importantes. Por exemplo: caloroso, honesto e competente; aventureiro, forte e seguro.

Escolhe palavras que revelam sua abordagem, estilo ou estética. Trabalhe nelas como um diamante que precisa ser lapidado.

Não desperdice tempo com palavras como “profissional”. Qualquer marca bem concebida é profissional. Eleve sua marca da maneira mais clara e direta possível. Pense no que você quer dizer com cada palavra.

Depois, por que não fazer uma lista com palavras que você não deseja associar sua marca? É um processo bem divertido e poderoso, porque conseguimos saber exatamente como uma marca deve se comunicar. Por exemplo, uma marca feminina, mas não delicada; ou ecológica, mas não hippy.

Refinando sua mensagem

Agora que você explorou o que faz seu negócio ser único, é preciso criar uma mensagem que toca seus clientes e forneça o foco e a clareza que você precisa. Pense nela como o sangue que corre nas veias. Ela está implícita em toda sua comunicação: desde as imagens que você publica, ou os textos que escreve até o design do seu site.

A maneira mais simples de chegar lá é reunindo o que você faz, como faz e como isso toca seus clientes numa só mensagem. A essência da sua marca. Não se preocupe muito agora com a linguagem usada, o importante aqui é a mensagem a ser transmitida. Reflita nela por alguns dias. Ela consegue te manter longe da concorrência? Ela mostra seus pontos fortes? E o mais importante, você consegue cumprir o que promete?

Dicas chave

  • Esqueça o óbvio. Procure por um lugar único no mercado.
  • Tenha cuidado ao defender uma causa. Ela pode ser a motivação por trás do seu negócio, mas pode não ser a do seu cliente, a não ser que você seja uma instituição de caridade.
  • Mude seu olhar. Pense como seus clientes.

Criar uma mensagem clara para seu negócio é algo poderosíssimo, assim como definir a imagem que você quer passar. Tire um momento pra revisar suas intenções com sua marca. Vai lá e faz!

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